• (41) 3632-1813 (Piên)
  • (47) 3511-0228 (São Bento do Sul)
  • contato@mundisoft.com.br
  • Segunda à Sexta (8:00 - 12:00 / 13:00 - 19:00)

Como aumentar sua produtividade na leitura?

Fonte: http://maistempo.com.br/como-aumentar-sua-produtividade-na-leitura/

O brasileiro lê muito pouco. Enquanto a Espanha lê em média 10,4 livros anualmente, pesquisas apontam que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano. Desse total, apenas 2,43 são terminados. O Brasil está entre os piores colocados no ranking mundial de leitura e interpretação de texto.

E para aquelas pessoas que não leram sequer um único livro, quais teriam sido as desculpas? A pesquisa apontou as principais razões para a falta de leitura:

Falta de tempo (32%); Não gosta de ler (28%); Não tem paciência para ler (13%); Prefere outras atividades (10%); Dificuldades para ler (9%); Sente-se muito cansado para ler (4%); etc.

Pelo que foi levantado, podemos claramente perceber que o brasileiro que não lê, ainda não se conscientizou dos enormes benefícios que a leitura traz para a vida pessoal e profissional. E podemos concluir também que grande parte dos não leitores ainda se apega a alguns mitos com relação a leitura, ou não criaram uma estratégia simples de como podem aproveitar melhor seu tempo para incluir leituras importantes e prazerosas na sua rotina.  Para ajudar tanto aqueles que leem mas não conseguem terminar os livros começados, como para auxiliar os que não leem, escolhemos dez dicas para mudar a forma como você encara a leitura.

1 – Leia sempre que estiver descansado e relaxado

Quando você chega na academia, há sempre um aquecimento e um alongamento. Quando você vai a um evento, você se arruma. Quando vai apresentar um projeto, você respira e revê mentalmente seu plano. Você irá encarar a leitura da mesma forma, como se fosse algo importante, como se fosse um evento, porém, sem o estresse de ter que atingir algum resultado que não seja a sua própria satisfação. O momento em que você estiver se sentindo mais relaxado, alegre, disposto e descansado é o momento ideal para começar seu livro.

2 – Marque um compromisso com o livro

Agende este compromisso de forma séria, ao mesmo tempo de forma descontraída, como se fosse encontrar um amigo. Sente-se confortavelmente, conheça o livro, pegue na mão, folheie, veja a capa, sinta o perfume, e saiba que você terá boas conversas com ele. Certifique-se de estar de bem consigo, relaxado e descansado e comece a ler. O importante dessa vez é ler por pouco tempo antes que se sinta cansado ou entediado. Pare na melhor parte, para ter interesse em ler novamente. (Ah, é melhor não deitar para ler!)

3 – Não leia por obrigação

Na escola, somos obrigados a ler livros porque eles serão “importantes” para o vestibular. Dessa forma, acabamos por criar o hábito de ler por obrigação ou dever. Ler é importante sim, mas não é para ser chato, é para fazer parte do seu crescimento como pessoa. Se você lê porque alguém falou que você deve ou porque é um livro obrigatório para sua carreira, então é melhor encarar isso como parte do seu trabalho e não como leitura, porque o que está em questão é começar o hábito de gostar de ler. Você não está mais lendo para o trabalho, você está trabalhando. Assim você muda a atitude como encara a emoção de ler.

4 – Se perdeu a atenção, pare!

O gostar deve vir de dentro de você. Só assim você começará a ler porque gosta e não por obrigação. Por isso, se durante a leitura você perde a atenção significa que: ou você não está entendendo ou não está gostando. Para ambas as coisas, a dica é: respirar, lavar o rosto, recomeçar. Se não resolver, pare e faça isso em outro dia que estiver mais alegre e disposto. A atenção vai aos poucos sendo treinada, não desista logo. É normal para quem não tem o hábito, perder-se nas primeiras linhas. Por isso persista um pouco mais até que sua atenção dure um capítulo inteiro.

5 – Não é necessário ler seguindo uma ordem

Um dos maiores mitos da leitura é que você tem que ler do começo ao fim seguindo a ordem natural dos capítulos. Mas, não é bem assim. Você pode ler uma parte qualquer, depois outra, ler o final do livro, ler de duas em duas páginas, enfim não importa, o que realmente é importante é terminar o livro, no seu ritmo e da forma como você quiser.

6 – Organize seu tempo para ler. Reserve um horário calmo.

O ser humano não vive sem hábitos. Todos fazem querendo ou não uma rotina, e dentro dessa rotina que muitas vezes acaba se tornando inconsciente para a pessoa, são incluídas uma série de atividades que nem sempre são úteis. Por que não procurar entender melhor como você está organizando ou desorganizando seu tempo para incluir um horário certo para suas leituras? Com a prática consciente de ler nesses horários, bastará ao menos os primeiros dias para que a prática se torne um hábito e a partir daí ficará mais fácil a mente se acostumar com esses momentos. Quando você observar terá lido vários livros ao ano.

Fonte de Pesquisa: http://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/44-da-populacao-brasileira-nao-le-e-30-nunca-comprou-um-livro-aponta-pesquisa-retratos-da-leitura/

Gostou desse artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Piên

(41) 3632 – 1813

E-mail: pien@mundisoft.com.br

R. Belo Horizonete, 273 – Centro, Piên – PR

São Bento do Sul

(47) 3511 – 0228

E-mail: saobento@mundisoft.com.br

R. Manoel Taváres, 148 – Centro,

São Bento do Sul -SC

* ATENDIMENTO DE SEGUNaDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 – 12:00 / 13:00 – 19:00.  SÁBADO DAS 08:00 ÀS 12:00.   

Copyright 2019 © Arfax Tecnologia.